Biodigestão

Tecnologia

O biodigestor é um equipamento usado para a produção de biogás – uma mistura de gases produzida por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas. A matéria orgânica utilizada na alimentação do biodigestor pode ser resíduos de produção vegetal (poda, palha, folhas), de produção animal (esterco e urina) ou de atividade humana (fezes, urina e lixo doméstico). As condições ideais para as bactérias anaeróbicas existirem no biodigestor são: inexistência de ar, temperatura adequada (entre 15°C e 45°C), nutrientes e teor de água (90 a 95 % de umidade em relação ao peso).

É recomendado fazer um estudo preliminar para definir as diretrizes do Plano de Negócio para os biodigestores que estude entre outras coisas a demanda específica do mercado local, os meios de financiamento do projeto, os tipos de substratos disponíveis assim como a possível variação de fornecimento destes durante um ano de operação, impacto em custos operacionais, custo local com energia e tecnologia necessária.

O seu uso depende prioritariamente da necessidade do empreendedor ligado imediatamente ao cenário onde será implantado. Os principais motivos para a implantação de biodigestores são:

​​

  •     Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos do setor do agronegócio como os resíduos da agricultura, frigoríficos, abatedouros, matadouros, …
  •     Tratamento de resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos de feiras municipais, CEASAs, triagem de resíduos urbanos, …
  •     Geração de biofertilizantes para a agricultura
  •     Geração de energia térmica para fábricas de cimento, cerâmicas, frigoríficos, fabricas de telhas e tijolos, indústria siderúrgica, fábricas de farinha, como combustível para veículos.
  •     Geração de energia elétrica para indústria, comércio e domicílios
  •     Geração de energia elétrica descentralizada para comunidades isoladas do sistema de abastecimento de energia elétrica